quarta-feira, 23 de novembro de 2011


9º GRUPO
TEMA: Saneamento Basico + favelas e Novos arranjos Territóriais + Vila Viva (BH) e Lagos(Nigéria)


- Como o grupo desenvolveu o tema?

O grupo segue uma linha de raciocínio pautada inicialmente nos projetos de Harvard denominado ‘’Mutations’’ que abord temas relacionados a mobilidade urbana e seus problemas em cidades que possuem diversos empecilhos ao funcionamento correto desses serviços. O grupo apresentou varias cidades dentre as quais se destacam a cidade de Lagos na Nigéria alem de Oshodi que é uma área de governo local na Divisão Administrativa Ikeja do estado de Lagos, Nigéria
Apesar de escapar de contas históricas, hoje Oshodi é o mais movimentado mercado de toda Lagos, e talvez de toda Nigéria. Localizada na interseção do anel da rodovia Apapa Oworonsoki e da coluna norte-sul da cidade, a rodovia Agege, foi transformada em sites para a infraestrutura da cidade – uma incompleta rampa de acesso de uma ferrovia extinta.



Cidade de Lagos

O grupo realiza uma analise também uma analise de arquitetos que possuem parte no trabalho realizado pela Universidade de Harvard como é o caso de Remment Lucas Koolhaas, mais conhecido como Rem Koolhaas, nasceu em Roterdã, 17 de Novembro de 1944 é um arquiteto, teórico da arquitetura neerlandês. É professor de Arquitetura e Desenho Urbano na Universidade Harvard.
Com a idéia proposta pela cidade de Lagos o grupo analisa adensamentos urbanos e as atitudes que são tomadas para resolução dos problemas dentro desses núcleos nesse ponto realizam um paralelo com a cidade de Belo Horizonte com o Programa Vila Viva, considerado a maior intervenção urbanística em vilas e favelas do país e referência para várias outras cidades. Ele está sendo implantado em seis comunidades – Aglomerado da Serra, Taquaril, Pedreira Prado Lopes, Vila São José, Aglomerado Morro das Pedras e Vila Califórnia - abrangendo diretamente 125 mil pessoas, ou seja, 25% do total da população de vilas e favelas. O montante dos recursos para as obras da Vila Viva – R$ 572, 3 milhões - foi obtido junto ao PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal e por meio de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal.



Atuação da Urbel por regionais




               - Como foram feitas as correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial?


A análise realizada pelo grupo principalmente de programas em Belo Horizonte que possuem uma orientação semelhante no que diz respeito a resolução de problemas urbanos realizou a ligação do tema do grupo Saneamento Básico e favelas e Novos arranjos Territoriais + Vila Viva (BH) e Lagos(Nigéria).
A partir de levantamentos obtidos pela URBEL que no contexto da Política Municipal de Habitação Popular a URBEL é o órgão da administração do município responsável pelo planejamento e execução das ações e intervenções de urbanização das vilas, favelas e conjuntos habitacionais de interesse social. Sua atuação abrange o total de 174 vilas e favelas e 24 conjuntos habitacionais espalhados em todas as regiões da cidade, contemplando cerca de 500 mil moradores, o equivalente a 19,5% da população total de Belo Horizonte.O grupo pode realizar uma analise acerca dos pontos semelhantes que os dois locais , a região Lagos e Belo Horizonte apresentam.
A partir disso o grupo realiza uma analise mais apurada sobre a formação de favelas em Belo Horizonte.
Com isso percebemos que a Zona Suburbana fora da Avenida do Contorno, se concentra a população mais pobre e os trabalhadores, inclusive os que participaram da construção da cidade. A especulação imobiliária encarecia os terrenos das áreas centrais impossibilitando a instalação de imigrantes, adensando as áreas periféricas.
Na década de 60 há crescente produção do espaço urbano pelas invasões de terra  e formação de favelas. No início da década de 70, o processo de desenvolvimento econômico teve como uma de suas conseqüências o crescimento de municípios da região metropolitana da capital, o que ficou perceptível a periferização das favelas.

Escolha duas situações, dentre as analisadas pelo grupo, como as que você tem maior interesse teórico e/ou prático e justifique, com um texto de dois parágrafos para cada uma delas e duas imagens para cada uma delas.

- O primeiro tema é a Formação de favelas em BH

 

De forma sintética podemos dizer a distribuição espacial da população em Belo Horizonte em 1912 era de 30% na zona rural, 38% na zona suburbana e 32% na zona urbana.
Porem a partir da década de 60 há crescente produção do espaço urbano e como conseqüência disso na década de 70, o processo de desenvolvimento econômico teve como uma de suas conseqüências o crescimento de municípios da região metropolitana da capital, processo que focal evidente com a periferização das favelas que passam a se localizar, também, em regiões mais distantes do centro e mesmo em outros municípios como Betim, Contagem, Ribeirão da Neves, Sabará.
No início dos anos 80, foi aprovado, no município, o PROFAVELA - lei de interesse social, incorporando as áreas faveladas ao zoneamento da cidade e, permitindo assim, sua regularização. Em 1986 é criada pela Prefeitura Municipal a URBEL - Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, órgão encarregado das questões ligadas as favelas (urbanização, titulação, remoção). Existem ainda ações do governo como o PRODECOM (Programa de Desenvolvimento Comunitário).


 Imagem de uma favela bem como seu caráter adensado

Desse modo podemos entender que a favela bem como a cidade se transforma em um ritmo constante. Assim como a reprodução da desigualdade através da especulação imobiliária, pois o espaço da cidade e sua organização estão envolvidos nas relações de interesses econômicos e políticos. É a produção voltada a uma visão capitalista do espaço.

       
                                 Imagem de Belo Horizonte



 

 

- O segundo tema é a Cidade de Lagos – Nigéria

 

A partir da apresentação feita pelo grupo podemos perceber que a cidade de Lagos localizada no sudoeste da Nigéria apresenta problemas urbanos assim como as grandes capitais. No entanto é a maior cidade do país, com 7.937.932 de habitantes (censo de 2006), e a segunda maior cidade africana logo depois de Cairo, capital do Egito. É também o principal centro financeiro, econômico e mercantil do país. Foi capital da Nigéria até 1991, quando foi substituída por Abuja. Foi também capital do estado de Lagos até 1975, quando foi substituída por Ikeja. É um porto no Golfo da Guiné. A cidade é constituída por uma parte continental e uma série de ilhas ao redor da lagoa de Lagos.
Lagos não é um município e nem possui uma administração que abranja toda a cidade. Na realidade, a cidade de Lagos é uma grande conurbação que abrange áreas de 16 LGAs (Áreas de Governo Local), cada uma com sua própria administração, equivalente a um município. A área total destas 16 LGAs somadas é de 999,6 km² e é conhecida como "Lagos Metropolitana". A Lagos Metropolitana está totalmente inserida dentro do estado de Lagos e abrange 16 dos seus 20 LGAs.


Mapa com indicação da Nigéria


Lagos foi formalmente anexada como uma colônia britânica em 1861. Isto teve duplo efeito: o esmagamento do comércio de escravos e o estabelecimento do controle britânico sobre a palma e outros comércios.
-Em 1874, Lagos passou a integrar a colônia da Costa do Ouro (atual Gana).
-Em 1906, foi incluída no território do protetorado Sul da Nigéria.
-Em 1914, quando a colônia e protetorado da Nigéria foram criados, com a unificação dos protetorados do norte e do sul, Lagos foi declarada a sua capital.
-Em 1954, a cidade foi declarada território federal.
-Em 1960, Lagos continuou a ser a capital quando a Nigéria conquistou sua independência.








10º GRUPO
GOVERNANÇA METROPOLITANA – VETOR NORTE VETOR SUL – BELO HORIZONTE
http://bhnorteasul.blogspot.com/

O grupo fez uma abordagem a respeito dos vetores norte e sul. No caso do vetor sul podemos dizer que é uma Região com grande potencial de crescimento populacional e econômico, cresce com grande velocidade e sem muito planejamento. Pelo menos 80 mil pessoas mudaram-se para loteamentos e casas da Região Centro-Sul de BH, Nova Lima, Brumadinho, Rio Acima, Moeda, entre outras cidades, nos últimos 10 anos. Se a tendência de crescimento se mantiver e os novos empreendimentos previstos para a área vingarem, a população emergente chegará a 180 mil pessoas.
No caso do Vetor norte surgiu na década de 50 com a criação do Complexo da Pampulha ocorreu simultaneamente o desenvolvimento e ocupação do Vetor Norte, empreendimento que visava resgatar o caráter simbólico de Belo Horizonte ressaltando investimentos ambientais e culturais para uma cidade moderna e progressista.
Destaca-se na região a criação de normas urbanísticas específicas, com restrições para as dimensões mínimas dos lotes (1.000m²), e limitações para usos não residenciais, admitindo-se apenas o uso residencial uni familiar, além dos projetos arquitetônicos modernistas.
O progresso dessa região se sustentou na acessibilidade criada com a abertura da Avenida Antônio Carlos e na concentração de grandes equipamentos institucionais. Tais como o Complexo Turístico da Pampulha.
A partir disos o grupo realiza uma analise acerca de Rotterdam que consiste em 11 regiões metropolitanas: Charlois, Delfshaven, Feijenoord ,Hillegersberg-Schiebroek, Camionete Holland de Hoek, Hoogvliet, IJsselmonde, Kralingen-Crooswijk, Noord, Overschie, e Prins Alexander (a região mais populosa com 85.000 habitantes). Outras duas áreas, Centrum (centro) e Pernis, não têm o status oficial de região metropolitana.
Rotterdam possui 650.000 mil habitantes, a sexta área metropolitana a maior em Europa após Moscou, Londres, a área de Ruhr, Istambul, e Paris.

Mapa Rotterdam


A partir desse ponto o grupo faz uma análise de Belo Horizonte comparando com as cidades de Londres e Paris que assim como várias cidades planejadas em todo o mundo Belo Horizonte, têm seu planejamento rapidamente atropelado pelo crescimento populacional, o que faz o traçado original mudar diante da espontaneidade com que a população se espalha pelo seu entorno ou por seu interior. Isto acontece devido aos centros preexistentes atraírem investimentos o que leva a atração de fluxos de populações de áreas circunstantes, iniciando assim um ciclo vicioso, e dando origem ao ciclo expansivo da cidade e principalmente ao ciclo de expansão populacional.


               - Como foram feitas as correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial?


O grupo faz uma relação a respeito dos tipos de planejamentos ocorridos nas 3 cidades e com isso realiza comparações entre elas pois a pensar de serem cidades com uma representatividade relativamente alta apresentam planejamentos próprios e bem peculiares.
Belo Horizonte surge como uma cidade planejada. Em uma época em que a Revolução Industrial influenciava todo o mundo, em um processo que modela a hierarquização urbana, já que o impulso dinâmico era guiado pela economia, e guiado pelos padrões de Londres e Paris que definiam as cidades grandes do mundo moderno. Criada neste momento com uma finalidade geopolítica, a nova capital tem a finalidade de substituir Ouro Preto já que a cidade era localizada a extremo, ou seja não era central, e devido a isto não facilitava as rotas comerciais do país, além disto era necessário um território que não impedisse o crescimento da nova cidade. Algumas cidades como Camberra (Austrália), Islamabad (Paquistão) e Goiânia (Brasil), foram construídas de modo similar, com o mesmo caráter geopolítico, e em um período relativamente curto, devido ao interesse político para a construção.
Apesar de Paris não ter sido planejada (foi de modo espontâneo, ao redor do Rio Senna), seu modo de expansão pode ser compara ao de Belo Horizonte, se olharmos pelo ponto de vista de limites. Foi construído em Paris uma muralha com o objetivo de defesa militar, já em Belo Horizonte a muralha construída não era feita de pedra, mas existia. A muralha de Belo Horizonte era a Avenida do Contorno que dividia a cidade em área denominada urbana e área suburbana, o que foi exatamente o que aconteceu em Paris no século XIX, em que tudo aquilo construído fora das muralhas era considerado periferia. E também temos Londres que apresenta uma estrutura semelhante a de Paris, e possui seus conhecidos bairros operários com grande parte da população marginalizada principalmente no século XIX.

Escolha duas situações, dentre as analisadas pelo grupo, como as que você tem maior interesse teórico e/ou prático e justifique, com um texto de dois parágrafos para cada uma delas e duas imagens para cada uma delas.

- O primeiro tema é a Formação do Vetor Norte

Delimitação do Vetor Norte


Destaca-se na região a criação de normas urbanísticas específicas, com restrições para as dimensões mínimas dos lotes (1.000m²), e limitações para usos não residenciais, admitindo-se apenas o uso residencial unifamiliar, além dos projetos arquitetônicos modernistas.
Com a implantação da Avenida Cristiano Machado e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves na década de 80, consolidou-se o eixo norte na estrutura urbana da Metrópole. Recentemente houve a extensão do trem metropolitano até o Vilarinho, intervenção que, em curto prazo, irá reforçar o centro metropolitano de Venda Nova.
Alguns aspectos se destacam com relação às possíveis conseqüências de um processo e expansão desordenada nessa região: o primeiro deles está relacionado às características do processo de reprodução de periferias ocorrido na região de Ribeirão das Neves (Justinópolis) e Santa Luzia (São Benedito), processo que hoje se constitui numa ameaça para o conjunto dos municípios da região Cárstica. Pode-se constatar e é visível a existência de um eixo de formação de periferias a partir de Neves, ao longo do vale dos ribeirões das Neves e Areias, em direção a Pedro Leopoldo.
Podemos considerar também a importância que a região representa como ativo ambiental, paisagístico, histórico, cultural, turístico e científico em função do seu acervo de grutas, dolinas, lagos naturais, sítios arqueológicos e, principalmente, devido à presença da “Mata Seca”, formação de floresta decidual típica da região, que se desenvolve nos sítios calcários com deficiências hídricas e que tem como característica principal o desfolhamento da maioria das árvores na estação seca.





- O segundo tema é Rotterdam

O tamanho atual da municipalidade de Rotterdam é o resultado da fusão das seguintes municipalidades anteriores, alguns que agora são submunicípios:
· Delfshaven Charlois (adicionado em fevereiro de 1895)
· Kralingen (adicionado em fevereiro de 1895)
· Hoogvliet (adicionado em maio de 1934)
· Pernis (adicionado em maio de 1934)
· Hillegersberg (adicionado em agosto de 1941)
· IJsselmonde (adicionado em agosto de 1941)
· Overschie (adicionado em agosto de 1941)
· Schiebroek (adicionado em agosto de 1941)


Imagem aérea de Rotterdam

Zona central: Rotterdam é uma cidade bem barulhenta, moderna do mundo e o centro dela se ostenta de ter os edifícios de negocio maiores do país, hotéis e lugares para fazer compras.
Zona norte: O norte de Rotterdam é conhecido como a cinta verdejante. Há numerosas fazendas para crianças e zonas verdejantes para divertir-se como o bosque Kralingse Bos e o Parque Plaswijck.
Zona sul: Ao sul de Rotterdam, encontramos o famoso estádio de futebol Feyenoord, a casa do time Feyenoord F.C. Porém, o futebol não é a única forma do entretenimento no sul, ainda pode ir ao lugar de entretenimento maior do país, o Estádio Ahoy, onde as celebridades famosas desde o mundo inteiro (ambos no mundo de desporte e estrelas de Hollywood) chegam para entreter o público da cidade. Do outro lado do Ahoy fica o Zuidplein, um dos centros comercias maiores na Holanda.
Zona Leste: O leste de Rotterdam se ostenta um centro comercial muito grande: o Oosterhof, Alexandrium II & Alexandrium III. Este centro comercial enorme está dividido em três secções. De Oosterhof (Alexandrium I) tem as lojas principais, os boutiques, cafés e lojas de departamento, enquanto Alexandrium II tem as lojas grandes da marca como Media Markt, Toys 'r Us e Super Confex. A secção final do centro (Alexandrium III) é o Woonmall.
Zona Oeste: No setor oeste de Rotterdam, fica o Europoort e outros negócios associados, como os de petroquímica que é a atividade principal do porto de Rotteerdam. O oeste da cidade sempre está sempre em atividade industrial 24 horas por dia.



The Netherlands - Atração turísticas em Rotterdam 




Anderson Vinicius 

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