quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GRUPO 3: RONTEIRAS E CONDOMINIOS- NOVAS PERIFERIAS METROPOLITANAS

"A sociedade cria condomínios fechados, coloca alarmes, despende em muralhas, em vez de abater o desespero social."




O grupo apresentou assuntos e criticas referentes aos condomínios fechados, que perpassam:  sentido de comunidade no meio urbano ( o sentido de comunidade foi perdido, moradors do mesmo condominio nao se conhecem o proximo passa a representar um perigo), segurança (muros, cameras e guaritas, passa a ser a proposta principal dos condomínios),assimilação com o modo de vida americano, especulação imobiliária, segregação socio espacial, qualidade de vida, propaganda e mídia em geral, entre outros assuntos.  Os condomínios fechados são uma forma de desenvolvimento imobiliário ou de comunidades residenciais em que o acesso de pessoas e de veículos é restrito. São normalmente caracterizados por serem compostos de poucas ruas ou edifícios residenciais, sao murados.



Uma crítica feita pelo grupo com relação aos condomínios é a da criação de comunidades completamente desconectadas da realidade da vida fora de seus muros. Como essas comunidades se apresentam como verdadeiras ilhas de tranquilidade social e prosperidade, aonde inexistem problemas de saneamento ou de infraestrutura.os condominios seriam usados pelas classes mais altas para se isolarem dos problemas de segurança ou de desigualdade.



 




O grupo truxe para sala folders referentes aos condominios. Aintenção era mostrar e criticar como as empresas vendem esse modo de vida perfeito adquirido com quem moras nessas fortalezas. Sao familias felizes, em areas arborizadas, com muito verde, prometendo proteçao e qualiddade de vida. A estratégia dessas propagandas e mostrar um outro modo de vida longe do caos urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário