quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grupo 6 – Reconversão Urbana – Florença e Congonhas

Como o grupo desenvolveu o tema?
O grupo fez sua apresentação em cima das cidades de Florença e Congonhas, duas cidades muito importantes para o patrimônio histórico mundial. Foram utilizados, como fonte de pesquisa, o texto “A Alegoria do Patrimônio” de Françoise Choay, diversas imagens, mapas e o filme “Roma, Cidade Aberta”. O grupo soube apresentar muito bem seu tema utilizando definições para suas palavras-chave, pesquisa abrangente sobre o período histórico e clareza nas principais idéias.  
Como foram feitas as correlações entre os contextos brasileiros, belorizontino e mundial?
O grupo traçou um paralelo entre as cidades de Florença – Itália e Congonhas – Brasil; ambas, cidades importantes no ponto de vista cultural e histórico. A cidade italiana tem uma incomparável riqueza de obras artísticas, além de ter uma imensa herança cultural tem responsabilidade na conservação e proteção de obras e monumentos artísticos. E em menor escala, mas importante no contexto nacional, Congonhas, cidade onde passaram grandes arquitetos e artistas que deixaram expressivas marcas para a posteridade, além de ter sido uma cidade importante economicamente para o estado por sua extração de minério.

Em sua pesquisa o grupo compara as cidades, sua importância histórica e como esta interfere e forma o que acontece atualmente, e o estudo de sua reconversão urbana. “É natural que, tanto os espaços quanto a forma de lidar com eles não permaneça estática.”
Escolha duas situações, dentre as analisadas pelo grupo, como as que você tem maior interesse teórico e/ou pratico e justifique, com um texto de dois parágrafos para cada uma delas e duas imagens para cada uma delas.
O trabalho é bem teórico e muito histórico. Interessei-me pela reconversão das cidades, pois há a necessidade de mudança. As necessidades do espaço e da sociedade mudam, sendo necessário um novo planejamento para a ordenação desse espaço. Tive interesse na cidade de Florença, por sua importância histórica mundial e por tudo que representa para o mundo.

Por ser uma cidade muito antiga, Florença já passou por diversos momentos históricos e mudanças sócio-culturais.


A segunda situação da qual tive interesse foi a cidade de Congonhas – Minas Gerais, também por sua importância histórica e econômica em nosso estado. O santuário do Bom Jesus de Matosinhos (1985) faz parte do patrimônio mundial da UNESCO, mostrando a magnitude de seu valor para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário