quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grupo 5 - Favela e Saneamento Básico.

Como o grupo desenvolveu o tema?
O grupo desenvolveu o tema do trabalho abordando diversas favelas do Brasil e do mundo, exemplificando o assunto com diversos gráficos, imagens e tabelas.
Além de apresentarem as principais favelas do mundo inteiro, focaram também no surgimento das favelas em Belo Horizonte. Utilizando-se de mapas e estudos realizados principalmente pela prefeitura da capital mineira, fizeram um estudo aprofundado sobre as principais favelas da cidade, disponibilizando sua localização e eventos sociais realizados nos locais.
Além de Belo Horizonte, o trabalho também abordou o surgimento de favelas na cidade do Rio de Janeiro, no qual o grupo também utilizou diversos mapas e imagens para ilustrar seu tema.
Abordou-se também a precariedade do saneamento básico em áreas periféricas de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Como foram feitas as correlações entre os contextos brasileiros, belorizontino e mundial?
Por ser um tema global, enfrentado pela maioria dos países, o grupo soube utilizar-se de dados sobre favelas do mundo inteiro para fazer uma comparação com o que ocorre no Brasil, principalmente em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, utilizando mapas e tabelas.
As cidades de Mumbai – Índia, Cairo – Egito, Jacarta – Indonésia e Caracas – Venezuela, foram alguns dos exemplos de favelas no mundo que o grupo abordou em seu trabalho.

Escolha duas situações, dentre as analisadas pelo grupo, como as que você tem maior interesse teórico e/ou pratico e justifique, com um texto de dois parágrafos para cada uma delas e duas imagens para cada uma delas.
De forma geral, o tema do trabalho me agrada, pois é um problema que todos enfrentamos está presente em nossa sociedade há muito tempo, mas não temos um conhecimento tão aprofundado sobre o assunto. Tive interesse em especial pela intervenção realizada no Rio de Janeiro, o “Favela-Bairro”.

Foram feitos investimentos e intervenções  na área, visando melhorias urbanísticas tais como infra-estrutura e acesso a serviço públicos. Ao invés de mandar o morador da favela para áreas mais distantes – o que acarreta em inúmeros problemas para a sociedade como um todo (ex. aumento no numero de carros, descaracterização da cidade) – esta iniciativa visa uma melhor qualidade de vida para o cidadão, segundo estudos apontados pelo grupo o resultado do projeto não atingiu seu objetivo, porém vejo como uma alternativa interessante ao tema do grupo.

O segundo tema que tive interesse foi o projeto Vila Viva, que engloba obras de saneamento, remoção de famílias, construção de unidades habitacionais, erradicação de áreas de risco, reestruturação do sistema viário, urbanização de becos, implantação de parques e equipamentos para a prática de esportes e lazer. Têm o custo total de R$1,15 bilhões.

Tal medida acarretaria em problemas semelhantes ao do Favela-Bairro, no Rio de Janeiro.  Abalo psicológico, desemprego, perda de fonte de renda, novas despesas, migração para periferias, surgimentos de novas favelas, destruição da dinâmica da favela, destruição da sociabilidade, especulação imobiliária, perda de identidade e segregação social seriam alguns dos problemas advindos de tal proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário