sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Analise histórica e conclusiva dos filmes abordado

               "Havia um ar estranho: a revolução inesperada arrastara o adversário, tudo era permitido, a felicidade coletiva era desenfreada.” - Antonio Negri
            O filme ‘’Os Sonhadores’’ mostra como a revolução de 68 deu um impulso às intensas transformações políticas, culturais e comportamentais na França em uma juventude ansiada pela liberdade, movida pela rebeldia e com o dilema de um novo mundo, rejeitando a ordem estabelecida e a sociedade de consumo.
            O início da revolução se dá quando os protestos começam a eclodir nas universidades contra a rigidez do sistema educacional, e posteriormente ocorrendo a expansão das mobilizações entre os trabalhadores e a sociedade. Cena vista no começo do filme quando mostra o protesto na universidade, e no final no momento em que a revolução de fato toma as ruas de Paris.
               A influência do cinema nos jovens através da ‘’Nouvelle Vague’’ de François Truffaut e Jean-Luc Godard buscava expressar na tela as transformações, em filmes como "Acossado" e "Os Incompreendidos’’.
            O filme ‘’Os educadores’’ já expõe a revolução no âmbito global, ‘’o maio’’ francês repercutido rapidamente de uma forma direita e imediata, manifestando discursos nas ruas e universidades de toda Europa.
            No transcorrer das décadas, as manifestações movidas pelo ideal frances,  ajudaram o Ocidente a fundar idéias como as das liberdades civis democráticas dos direitos das minorias, alem da igualdade entre homens e mulheres, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais. É difícil precisar quais acontecimentos e protestos em outros países foram conseqüência direta do ‘’maio’’ francês. No entanto, após a explosão do evento francês, os conflitos se intensificaram.
            1968 foi também uma reação de vinte anos de Guerra Fria. Uma rejeição aos processos de manipulação da opinião pública por meio das mídia de massa que agiam como aparelhos ideológicos sugerindo os valores capitalistas, e,  simultaneamente, uma rejeição ao socialismo real, ao marxismo, ortodoxo, vigente no leste Europeu, e entre os país europeus ocidentais, vistos como ultrapassados.

               Ou seja ‘’Os Sonhadores’’ mostra o começo da revolução e seus antecedentes na frança. A nova maneira dos jovens pensarem ansiados por liberdade influenciados por diversos seguimentos (cinema, musica,artes etc ...) . ‘’Os educadores’’ apresenta a revolução no caráter mundial, a repercussão, a utopia do socialismo aliado ao anarquismo de volta ao século XXI, só que agora com  uma nova semântica revolucionaria, porém priorizando os princípios da revolução de maio de 68.
                                               Caio Augusto Cruz



Bibliografia:

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/0,,15530,00.html
http://www.discursus.250x.com/archistx/mai68his.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-o-movimento-de-maio-de-68-na-franca
http://www.alunosonline.com.br/historia/maio-de-1968.html
http://www.infopedia.pt/$maio-de-68
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396547.shtml
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2008/06/11/000.html
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário