domingo, 21 de agosto de 2011

Os sonhadores




             O filme conta a historia de três jovens, Matthew um americano que vai estudar em Paris, e os irmãos gêmeos Isabelle e Theo. Em meio à agitação extrema de 1968 se vêem atraídos por sua paixão pelo cinema.
            ‘’Os sonhadores’’  retrata basicamente as descobertas e transformações culturais dos três jovens que se concentram no convívio dentro de um apartamento, onde os três passam dois meses isolados. Nesse espaço de tempo, eles abandonam o mundo, e se importam com si próprios buscando suas libertações pessoais que é mostrada através de formas de carinho e intimidades dos irmãos Isabelle e Theo, o que fugia dos padrões da época. Toda essa situação mostra muito bem a quebra das tradições familiares, sociais e culturais. Que a partir de 68 se modificam em detrimento da Revolução Cultural.
            No entanto, o filme deixa a desejar na forma de abordar as transformações culturais e políticas de maio de 68. Com um debate inofensivo e cenas que descrevem a revolução como sendo o plano de fundo, Bertolucci foca mais no espírito e no desejo libertário dos jovens da época, bem como a quebra de valores familiares e sociais, sempre presente por toda a trama.
            O filme faz uma analogia ao movimento contracultura nos anos 60 em que canções de Janis Joplin, Hendrix e The Doors, embalam os ideais de amor livre “A liberdade sexual", difundidos pela a nudez e a sensualidade implícita em todo o filme.
            Na cena final quando os três são surpreendidos por uma pedra que atinge a janela, eles percebem a revolução. Então vão para a rua participarem do protesto e se inicia ali a revolução de maio de 68, uma verdadeira libertação pessoal. Sentimento esse que não foi compartilhado por Matthew o jovem americano.

                                     Caio Augusto Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário