domingo, 28 de agosto de 2011

Peter Blundell Jones



Peter Blundell Jones é um arquiteto e  historiador britânico,além de acadêmico e crítico. Ele começou a lecionar em 1994, tendo anteriormente ensinado em Cambridge e em South Bank University.
Treinado como arquiteto no AA (Architectural Association) entre 1966 e 1972 construiu alguns edifícios famosos domésticos, incluindo a Casa Redonda, Canon Stoke (publicado na Architectural Review em Dezembro de 1978, e na Pevsner Devon) e Mill Padley, Grindleford (AR Julho de 2001).
Porém mesmo com todo talento para a arquitetura que é revelado por seus edifícios, ficou mais conhecido pelo seu entendimento sobre historia da arquitetura o que o levou a se tornar um escritor. Chegou a colaborar em monografias do trabalho de Erik Gunnar Asplund, Hás Scharoun, Erich Mendelsohn, Häring Hugo e Behnisch Günter.
Em meados de 1970 começou a escrever comentários e críticas para o The Architectural Review, e em virtude de seu talento cada vez mais havia um fluxo maior de publicações, é cada vez mais voltada para o público internacional. O assunto principal tem sido a tradição alternativa ou orgânica modernista, que engloba o trabalho de Scharoun, Häring, Asplund, Behnisch eo New Graz
Os seus trabalhos se focam também na história do século 20 no âmbito arquitetônico, que é resumida em dois volumes da Arquitetura Moderna através de estudos de caso, (2001, 2007). Como um teórico seu ponto base é tentar do compreender a base social da arquitetura e do jeito que ajuda a constituir a realidade. Como crítico examina edifícios a ponto de interpretar como eles funcionam e o que eles significam.

                                            Anderson Vinicius



Nenhum comentário:

Postar um comentário