segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Construtivismo Russo: Política e arte


      
        O construtivismo russo trata-se do materialismo da obra de arte, um movimento que a revigorou. Primeiramente queria anular qualquer relação com a arte tradicional. Com o ideal de traçar uma  nova sociedade industrial, onde os artistas deveriam ocupar o seu  lugar perante os cientista e engenheiros, servindo assim  a objetivos sociais e urbanos.
            Entre 1921 e 1924 se relata severas alterações política e econômica do novo estado: movida pelo desejo ardente  de dominação do poder político, e  a criação de uma base material e técnica que amparasse  a nova ordem social. Houve uma mudança de uma economia rural para industrial moderna.
            Diversas alterações ocorreram na estrutura social dos assentamentos urbanos, ocasionando uma distribuição mais justa. Com a nova política houve uma  crescente homogeneidade social.
            Infra-estrutura sofria diversos problemas que eram: a carência de materiais construtivos, a falta de fundos, a escassez de moradias e o colapso das economias municipais. O desenvolvimento de um plano de eletricidade estimulou as atividades construtivas e  demarcou  o caráter de tudo o que edificou entre 1921 e 1924, afetando diretamente a arquitetura. Durante o plano de eletrificação do pais (desenvolvimento econômico), ocorreram várias oportunidades reais para a pratica arquitetônica, dentre elas: construção de grande quantidade de estações energéticas em meios rurais e fábricas (plantas industriais).
            A recente política econômica excitava a atividade construtiva. Entre 1925-27, a construção de novas plantas industriais, o planejamento de cidades, de novos conjuntos de moradia incluindo as comunas, e ainda grandes quantidades de edifícios públicos. Era também notório o surgimento de novas linhas férreas e novas tipologias como: o clube de trabalhadores, as casas para os soviets, os teatros de massa, cozinhas coletivas, banheiros públicos, etc. A nova sociedade arrogava uma perspectiva de desenvolvimento, movida pelo fervor revolucionário das massas trabalhadoras instalando uma nova ordem social, cuja a busca estética era estimulada pela nova expressão artística. Nos projetos, os arquitetos ambicionam uma  nova imagem recapitulada por formas e significados ideológicos específicos da nova linguagem.
            Em 1919, inicia-se o construtivismo como arte onde vários artistas iniciam o trabalho com materiais alternativos para as suas criações: o escultor não comprava bronze e mármore pra fazer suas esculturas, o pintor não comprava telas ou tintas, mesmo os escritores não compravam papel e lápis para escrever, pela precariedade de materiais da época. Então foi preciso trabalhar com o que se tinha, com isso os artistas começaram a transferir aquilo que faziam como arte abstrata nos quadros para o espaço.

            Quem iniciou esse processo foi Vladimir Tatlin, um grande incentivador do movimento, que usando matérias achadas pelo caminho (lixo, etc), e pesquisando as propriedades destas, ia criando composições. Sua arte não era para ser pendurada nas paredes, eram instalações. Eram usadas matérias que normalmente não se usam em obra de arte (chapa de metal e madeira, cabo de aço, etc.).
            Com o intuito de chamar a atenção para a cultura dos materiais, sendo muito importante para o desenvolvimento das gerações futuras, os artistas estavam ligados pela causa construtivista apoiando a revolução russa por tanto eram todos marxistas, e por tanto materialistas.
            Essa questão do material estava ligada ao abandono, de uma coisa transcendental, que voltasse com uma eminência do próprio material, ou seja, voltasse para a materialidade fisicamente e tentar arrancar disso a própria criação artística.
            Sendo essa questão importante para as outras gerações, pois Vladimir Tatlin junto com outros artistas acaba criando uma escola depois da revolução, a "BAHAUS Russa", a "VKHUTEMAS”. Celeiro de novos artistas, onde eram ensinadas teorias modernas de criação artísticas. Os alunos entravam na escola e ao invés de fazer aula de modelo vivo, faziam de colagem, coleta de lixo na rua para a fabricação de esculturas abstratas, tudo era muito moderno.
            Também havia aulas tradicionais, mas sempre usando o construtivismo como base, o dilema era renovar a vida em todos os sentidos, fazer revolução pra eles era fazer revolução de tudo. Almejando a criação artística como uma filosofia de que a arte é um bem coletivo onde todos deveriam ter a acesso. Essa idéia sobreviveu toda a década de 20, mas no final estava difícil manter e a VKHUTEMAS, ela então é fechada e transformada em uma escola mais tradicional.
            O construtivismo como movimento ativo durou até 1934  , depois disso a Rússia retrocedeu. Devido as diversas batalhas políticas, onde os artistas tradicionais apareceram depois da revolução, muito embora quem detêm os prestígios logo apos a revolução eram os artistas da Vanguarda. Mas artistas tradicionalistas queriam o seu lugar foram assim se articulando criando associações e se juntaram ao grupo de políticos com influencia dentro da revolução, os conservadores. Da qual estaria à frente Josef Stalin, que depois ter chegado ao poder teve que contemplar os conservadores. Tomando medidas para que eles recuperassem os seus privilégios. Onde houve um resgate da arte realista, exaltação do regime na poesia e romances e o culto à personalidade. A pintura retrocede de  maneira a ser quase renascentista. Havendo a proliferação de uma arte medíocre e a proibição de qualquer manifestação artística de vanguarda.
            Podemos concluir que o sonho de se associar arte a política não da certo, a política sempre irá prevalecer. Apesar de o construtivismo ter vivido essa possibilidade em um curto período de tempo.
                 
                                                                Caio Augusto Cruz




Bibliografia:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396547.shtml
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2008/06/11/000.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Construtivismo_russo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stalinismo
http://penta.ufrgs.br/~luis/Ativ1/ConstruEvelise.html
http://urssconstrutivismo.blogspot.com/
http://revistaleaf.com.br/Blog/Post/Construtivismo-Russo/14
http://blogs.band.com.br/portrasdaobjetiva/2011/06/13/o-construtivismo-russo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário