quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Movimento de maio de 68 repercussão no Brasil



     

        No Brasil, a revolução assim como em toda a Europa, tomavam conta das ruas. rebeliões juvenis estavam ligadas diretamente com as questões políticas, em conseqüência do golpe militar. Esse período consiste na transição do Regime Militar para a conhecida Ditadura Militar.  Assim como no cinema Francês, com o movimento ‘’Nouvelle Vague’’, o Brasil teve grandes mudanças, principalmente nas artes com Cinema Novo, a tropicália.
            O apogeu da rebelião aconteceu com ‘’A Passeata dos Cem Mil’’, ocorrida em junho de 1968 no Rio de Janeiro. Esse foi o mais importante protesto contra a ditadura militar até então.  A manifestação, iniciada a partir de um ato político na Cinelândia, pretendia cobrar uma atitude do governo frente aos problemas estudantis e, ao mesmo tempo, refletia o descontentamento crescente com o governo militar, o fim da censura e a redemocratização do país. Os participantes iam desde intelectuais e artistas, até padres e um grande número de mães.
            Mas a revolução teve como precedente, a morte de um secundarista carioca Edson Luís, morto por policiais em 28 de março de 1968 durante a dispersão de um protesto. Deu-se então inicio então a uma comoção nacional em torno da jovem vitima. O rio de janeiro parou no dia do enterro, os cinemas da Cinelândia amanheceram anunciando três filmes: ‘’A Noite dos Generais’’, ’’ Á queima roupa’’ e ’’ Coração de luto’’. Centenas de cartazes foram colados na Cinelândia com frase como "Bala mata fome?", " Os velhos no poder, os jovens no caixão" e " Mataram um estudante, E se fosse seu Filho". O sepultamento do secundarista foi acompanhado por uma multidão de mais 50 mil pessoas
            A partir desses acontecimentos, o Brasil começa os dez meses mais nervosos e revolucionários da sua história do pós-guerra. As principais capitais do país (Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) se transformaram em palco de conflitos diários entre estudantes e policiais. As várias repressões apenas estimulavam os jovens da oposição a se rebelar nas ruas.
 Como apoio ao regime, desponta o CCC(Comando de Caça aos Comunistas), organização de extrema direita formada por policiais e militantes de direita que atacavam atores e músicos considerados subversivos.
O movimento estudantil deve sua ruína ao 30º congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes). O encontro foi descoberto e mais 1200 jovens foram presos inclusive os líderes do movimento entre eles Vladimir Palmeira e José Dirceu.
Após esses eventos, o congresso foi fechado, os opositores presos e aboliram a liberdade civil.  A partir de então muitos jovens aderiram à luta armada entrando para organizações clandestinas tais como a ALN (Ação de Libertação Nacional), a VAR-Palmares. Por volta de 1972 o regime militar esmagara todas elas, fazendo com que os sobreviventes se exilassem ou fossem condenados a longas penas de prisão
            Desse modo concluímos que os acontecimentos de maio de 68 intensificaram o fundamento do ideal de liberdade democrática, a igualdade e o direito das minorias em todo mundo. Assim como a Revolução Francesa,  mudou o perfil ideológico, sendo o despertar da sociedade oprimida pelo sistema. E agora movida pelo idealismo de mudança, onde seus anseios mais profundos se concretizarão de qualquer forma.

                                                                      Caio Augusto Cruz



Bibliografia:

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/0,,15530,00.html
http://www.discursus.250x.com/archistx/mai68his.html
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-o-movimento-de-maio-de-68-na-franca
http://www.alunosonline.com.br/historia/maio-de-1968.html
http://www.infopedia.pt/$maio-de-68
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u396547.shtml
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2008/06/11/000.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário